aldeia natal

Cabeça, Aldeia Natal’ vai ter lugar de 8 de dezembro a 6 de janeiro e promete um cenário edílico, associado a uma programação apelativa alusiva à época natalícia.
A iniciativa Cabeça, Aldeia Natal resulta de uma candidatura submetida pelos habitantes da aldeia de Cabeça ao concurso ‘Seia, Comunidade Participativa’, ação promovida pelo Município de Seia no âmbito da Agenda 21 Local de Seia. Os munícipes foram desafiados a apresentar ideias com interesse coletivo para a comunidade, que fossem de encontro às questões ambientais, de sustentabilidade e de promoção e valorização do território. A ideia de Cabeça foi sagrada vencedora, tendo recebido do Município o prémio devido de 5.000€ e realizada pela primeira vez em 2013.

A proposta é ‘vestir’ de Natal este aglomerado de montanha, uma criação inspirada no imaginário de Natal, na Serra da Estrela. Todos os trabalhos de decoração e enfeites são produzidos pelos habitantes da aldeia. Os materiais utilizados provém da natureza e são recolhidos com total responsabilidade pelo ambiente e biodiversidade. A cor é dada pela lã da serra da Estrela e foi cedida pelas diversas empresas têxteis da região.

O evento revelou-se um sucesso! A aldeia recebeu 15.000 visitantes. Mostrando e provando ao país e ao mundo que com empenho, dedicação, trabalho e muita paixão, as coisas acontecem. Foi um exemplo a seguir, segundo, os locais a imprensa nacional e estrangeira.

Como não poderia deixar de ser, “Cabeça, Aldeia Natal”, tinha que ter continuidade ,assim este ano a Assembleia de Compartes dos Baldios de Cabeça, associação que gere o património florestal da aldeia assumiu a sua organização em total articulação com o Município de Seia a ADIRAM e as demais entidades envolvidas.

Este ano prometemos mais e melhor!